top of page

PENSAMENTOS DIVERSOS

Foto do escritor: Marcel SolimeoMarcel Solimeo



A partir de uma frase que me pareceu significativa para o momento, procurei lembrar de outras que talvez fossem relevantes na atual situação do Brasil.

A pior ditadura é a do Judiciário. Contra ela não há a quem recorrer - (Rui Barbosa)

 

LIBERDADE E DIREITOS

- É verdade que a liberdade é preciosa, tão preciosa que precisa ser racionalizada - (Lenin)

- Sou a favor da total liberdade de pensamento, desde que não se pense não se transforme em palavras - (C Baldussi)

- As palavras têm um grande poder na comunicação (?)

- A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança, é, sobretudo o maior elemento de estabilidade das instituições - (Rui Barbosa)

- O discurso livre é uma condição necessária para o progresso intelectual e social. Nunca podemos ter certeza de que uma opinião silenciada não contém algum elemento de verdade - John Stuart Mill - On liberty

- Vivemos em uma era em que a liberdade de pensamento será de início um pecado mortal e, mais tarde, uma abstração sem sentido. As palavras ganham novo sentido - (Orwell – 1984)

- A essência dos direitos humanos é o direito de ter direitos – (Hannah Arendt)

- A força do direito deve superar o direito da força - (Rui Barbosa

 

INSTITUIÇÕES

- Instituições são as “regras do jogo” que criam os constrangimentos que moldam a interação humana em uma sociedade. Seu papel é reduzir as incertezas - Douglas North – O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES

 

CONSTITUIÇÃO

- A Constituição é a ordem jurídica fundamental de uma sociedade, que se estrutura a partir de certos princípios fundamentais. Modificações constantes da Constituição diminuem sua força normativa - (Lassale)

 

A LEI E O ESTADO DE ANOMIA

Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las é o mesmo que corrompê-las; - (Voltaire)

A LEI é a organização coletiva do direito individual de legítima defesa, garantindo seu trabalho livre e os frutos de seu labor - (Frederic Bastiat)

A LEI, ora a lei - (Getúlio Vargas)

 

ANOMIA

Um estado de desintegração social, em que as regras sociais gerais não são mais consideradas, a ordem coletiva se dissolve e um estado de anomia vem a luz - (Emile Durkhein) 

Uma condição social em que as normas reguladoras do comportamento das pessoas perderam sua validade. Uma garantia dessa validade é a aplicação clara das sanções. Se as violações das normas não são punidas, elas se tornam em si sistemáticas e se instaura um estado de anomia – (Ralf Dahrendorf – A Lei)


DEMOCRACIA E PODER

- A derrocada dos regimes democráticos vigentes não acontece mais por um golpe militar, pelo contrário, a democracia vai sendo corroída, pouco a pouco, por pequenos atos e falas que minam instrumentos, tradições e, sobretudo, as regras democráticas não escritas - (Levistsky e Ziblatt - Como morrem as democracias).

- Nas nações ocidentais a tomada do poder pela força não é viável porque elas possuem instituições fortes. É preciso adotar uma estratégia de longo prazo e agir para neutralizar essas instituições. É preciso promover a reforma intelectual e moral da sociedade, a neutralização do senso comum e a ampliação do espaço estatal.

- É preciso dominar a “cultura social”, todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e hábitos como membro da sociedade. 

(Para dominar neutralizar as instituições que impedem a tomada do Poder Gramsci pregava o ataque sistemático às Forças Armadas, à igreja, ao parlamento, e outros órgãos que mantivesses as tradições e os valores e, ao mesmo tempo, a infiltração na educação, na cultura, nos meios de comunicações e de diversões e nas entidades populares).  

A crise consiste no fato de que o velho não morreu e o novo ainda não pode nascer - (Gramsci)

- A degeneração de um povo, de uma nação ou raça, começa pelo desvirtuamento da própria língua - (Rui Barbosa)

  

SOCIEDADE

A “sociedade da desconfiança” é uma sociedade de conflito, clima de constante insegurança entre seus membros, cuja ordem é garantida por uma sociedade despótica.

A sociedade da desconfiança é uma sociedade temerosa, ganha/perde, na qual a vida em comum é um jogo de resultado nulo, ou até negativo. As pessoas não confiam nas instituições, nas informações, nas pessoas, nas empresas, ou governo - (Alan Pereyfitte)

- A Sociedade das Transparência – A obsessão com a transparência se manifesta não quando se procura a confiança, mas, precisamente, quando ela desaparece e a sociedade aposta na vigilância e no controle.

- A forte exigência de transparência decorre do fato de que o fundamento moral da sociedade se tornou frágil, que os valores morais como sinceridade ou honestidade, estão perdendo cada vez mais seu significado.

- Na sociedade da transparência, as conexões das redes não nos aproximam, pois eliminamos os indivíduos que diferem e só aceitamos relacionamentos com sujeitos com comportamentos previsíveis - (Byunng Chul Han – A Sociedade da Transparência)  

 

 DIVERSOS

- Orçamento Público é uma conta que fazemos para saber onde gastar o dinheiro que não temos mais.

- Tudo seria fácil, se não fossem as dificuldades - (Apparicio Torely - Barão de Itararé)

- O problema do governo não é a falta de persistência, mas a persistência na falta - (Millor Fernandes)

- No Brasil, ao surgir uma ideia, logo a transformamos em lei e criamos os organogramas da instituição. Achamos que essa lei é a realidade e percebemos que ela não funciona. É a hora que entra o “jeitinho” para ajustá-la à realidade - (Roberto Campos)

- Tendo sido descoberta pelos gregos no hemisfério norte, a lógica não funciona ao sul do Equador - (Roberto Campos e Alexandre Kafka – As leis de Kafka)  

- Todos têm razão. Mas não dá para todos terem razão ao mesmo tempo.

- É um caso clássico de “ignorância especializada”. Devia saber, pensa que sabe, mas não sabe - (Eugênio Gudin) 

- A tarefa mais curiosa da economia é demonstrar aos homens o quão pouco eles sabem sobre aquilo imaginam poder planejar - (Hayek)

- O maior inimigo do socialismo não é o capitalismo. É a realidade - (Margareth Thatcher)

- Certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. Errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo.

Nas coisas necessárias, a unidade. Nas duvidosas, a liberdade. E em todas a caridade.

Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer - (Santo Agostinho)

- Progredir é conservar melhorando - (Augusto Conte)

- Descemos a um ponto tal que a reafirmação do óbvio é o primeiro dever do homem inteligente.

- Quem controlas o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.

- Guerra é paz, liberdade é escravidão e ignorância é força - (George Orwell, 1984) 

- A simplicidade é o último grau da sofisticação - (Leonardo da Vinci)

- As coisas mais simples exigem mais atenção do cérebro do que a criação de coisas mais elaboradas.

 

Imagem: Freepik

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
bottom of page